Árvores artificiais

Tô meio sem tempo, então confesso que meio que chupei o post do ano passado…foi mal… Mas esse vídeo é novidade! Olha o Dr.Lackner aí!

http://www.reuters.com/news/video?videoId=205618634 

(se vc não fala inglês, seus problemas estão só começando… espere só a faculdade! Vê se toma vergonha e assista às aulas do Nelsão e da Glorinha!). A ideia original mudou, as reações mudaram, mas a concepção é a mesma. Muito bom.

Sem dúvida, estas concepções artísticas são melhores do que a que eu desenhei na lousa:

Explicações sobre a ideia original:
– em inglês: http://migre.me/zAZx

e

http://www.inhabitat.com/2009/09/03/100000-synthetic-trees-could-help-combat-climate-change/

– em português:
http://www.sitedecuriosidades.com/ver/as_arvores_artificiais_para_capturar_co2.html

Essa coluna saiu na Folha de S.Paulo. Ótimo texto… Quem terá escrito? Quem? Quem?

As estranhas árvores artificiais

É verdade que a ideia é meio maluca… Mas que ela é interessante, ninguém pode negar! Olha só isso: o cientista Klaus Lackner – da Universidade de Columbia, EUA – quer espalhar 250 mil “árvores artificiais” pelo planeta. Objetivo: diminuir o teor de gás carbônico (CO2), o grande vilão do aquecimeto global, na nossa atmosfera.

Também é verdade que as tais árvores não primam pela beleza…De acordo com o cientista, elas teriam uns 50 metros de altura e seriam parecidas com traves de futebol americano, só que com venezianas! Ah, que bonito…

Mas a questão química é: como essas árvores capturariam o CO2 do ar? Acontece que o CO2 é um óxido de caráter ácido (dissolvido em água ele forma ácido carbônico) e, portanto, pode ser neutralizado por uma substância básica. O Dr. Lackner pensa adaptar às árvores, filtros com solução de hidróxido de sódio.  Veja a reação:

CO2(g) + 2 NaOH(aq) → Na2CO3(aq) + H2O(l)

Assim, o excesso de CO2 no ar iria sendo capturado por essa reação, ficando “aprisionado” nas tais árvores. A imaginação do cientista vai mais longe! Para reciclar o NaOH, a solução de Na2CO3 formada passaria, em seguida, por filtros com hidróxido de cálcio. Nessa reação, ainda teríamos a produção de um sólido. Veja:

Na2CO3(aq) + Ca(OH)2(s) → CaCO3(s) + 2 NaOH(aq).

Calma que ainda tem mais! Finalmente, o CaCO3 seria aquecido até sofrer decomposição:

CaCO3(s) → CaO(s) + CO2(g).

A cal (CaO) produzida seria então transformada em mais Ca(OH)2. Mas e o CO2, voltaria para a atmosfera? Óbvio que não! O Dr. Lackner quer prender o gás no subsolo, sob cadeias de montanhas ricas em silicato de magnésio que, com o passar dos anos, transformariam-se em inofensivas montanhas de carbonato de magnésio! Uau!! Ninguém pode acusá-lo de falta de criatividade!

Gás carbônico sai do ar para formar montanhas! Resultado: diminuição do aquecimento global!! Será que a química vai salvar o mundo? Eu confesso: iria achar bem legal!

Anúncios

Sobre lulaquimico

chemistry teacher
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s