Homeopatia – informação e enquete

(Tema relacionado à primeira aula do caderno 4)

Por razões financeiras é comum que as soluções, como alguns medicamentos, sejam transportadas com concentrações bastante altas. Cabe ao químico ou farmacêutico diluí-las corretamente – o que deve ser feito com o máximo cuidado, uma vez que o uso de um medicamento com concentração inadequada pode representar a diferença entre a vida e a morte.

Existe uma área da medicina em que a diluição é um procedimento ainda mais importante. Trata-se da homeopatia (do grego homoios = “semelhante” e pathos = “doença”).

O tratamento homeopático consiste em fornecer ao paciente doses extremamente pequenas daquelas mesmas substâncias que causam os sintomas observados. É na preparação dessas doses que entra a diluição.

Sabe-se que a ingestão de café pode causar insônia. Segundo os princípios da homeopatia, se um paciente sofre de insônia deverá se tratar com um remédio à base de café (ou cafeína, mais especificamente).

Os medicamentos homeopáticos normalmente são dinamizados, isto é, a substância original é diluída e agitada várias vezes. Costuma-se usar uma solução com álcool e água como solvente para promover a diluição. A solução é agitada com movimentos de batida contra um anteparo semirrígido.

Na dinamização a substância curativa passa por múltiplas diluições, até que sua concentração no medicamento seja reduzida a valores ínfimos. Por exemplo: uma parte da substância é diluída em 99 partes de solução alcoólica a 70% (70% de álcool e 30% de água). Essa é a primeira diluição, ou “primeira potência”, como a denominam os homeopatas. Da solução diluída resultante, separa-se uma parte que será novamente diluída em 99 partes da solução alcoólica. E o processo continua, sempre com agitações entre as diluições.

Os homeopatas afirmam que a simples diluição infinitesimal é totalmente inócua. Para a obtenção de um medicamento eficaz, deve-se fazer a extração da “energia curativa imaterial” da matéria-prima por meio de agitações verticais sucessivas. Acredita-se que após cada dinamização (diluição e agitação) o remédio estará mais “energizado”, sendo sua ação mais profunda. Isso independe da ação da “substância curativa”, que, como se viu, já praticamente nem está mais presente no medicamento final.

(Fonte: Coleção Planeta Química – editora Ática)

  

O texto acima é meramente informativo, mas não opinativo.

Homeopatia é um assunto muito controverso. Assim, todos estão convidados a dar sua opinião! Você acredita na ação da homeopatia? Você já se tratou com homeopatia? E aí, como foi? Funcionou? Postem seus comentários!

Abraços!

Lula.

Anúncios

Sobre lulaquimico

chemistry teacher
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Homeopatia – informação e enquete

  1. lulaquimico disse:

    Ufa! Tô aliviado! Nenhum comentário… Sinal de que consegui esconder o meu ponto de vista durante a aula – imparcialidade é fundamental!!

    Bom, também pode ser um sinal de que ninguém leu o texto ou prestou atenção à aula, mas eu prefiro a primeira opção!! hahahahahaha!!

    Abraços, meus pimpolhos!

    Lula.

  2. Yasmin disse:

    Oi lula…..bom, realmente não deu para saber o seu ponto de vista sobre o assunto (pelo menos eu não percebi), por isto estou aqui curiosa para saber….
    eu nunca me tratei com homeopatia mas não acho que funcione….
    e você?

  3. Luan disse:

    Puro placebo.

  4. lulaquimico disse:

    Pequenina Yasmin, o bom professor não deve influenciar os seus pôn… quero dizer, seus alunos.

    A minha obrigação é passar a informação pra que vcs tomem suas próprias decisões.

    Claro que tenho minha opinião, mas tenho que ser mais neutro que um nêutron… ai, doeu…

    Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s